segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Dominio Chines - Terceiro mais usado

O domínio de primeiro nível ".cn", que identifica sites chineses na internet, já é o terceiro mais usado do mundo, superado só pelos da Alemanha (.de) e do Reino Unido (.uk), informou hoje a imprensa da China.

Segundo números de finais de maio, na China há 5,3 milhões de páginas web com o domínio .cn, cinco vezes a mais que no final de 2005.

Naquele ano, o domínio chinês ocupava o sexto lugar mundial. Em 2004, era o 13º. Isso mostra o rápido crescimento de seu uso no país, que reúne a segunda maior comunidade de internautas do planeta (mais de 140 milhões).

A China promoveu o uso de seu domínio nacional por uma campanha na qual só cobra um iuane (US$ 0,12) pela aquisição.

A campanha fez tanto sucesso que Pequim decidiu prorrogar a promoção por vários meses, até 31 de dezembro deste ano, segundo o jornal "Beijing Times".

O Centro Nacional de Informação na Internet da China, que regula a rede no país - e censura milhares de páginas -, destacou que 80% das grandes empresas nacionais já têm o domínio .cn, assim como 97% das páginas dos Governos provinciais e locais.

A China apresenta a peculiaridade de ter subdomínios escritos em chinês mandarim, idioma que se transformou há muito tempo em um dos mais usados na rede, junto com o inglês e o japonês.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/..

Nenhum comentário: